Escrito por : Raphael Tafuri sábado, 5 de fevereiro de 2011

Estreou no Brasil ontem um dos filmes favoritos ao Oscar, "Cisne Negro". Dirigido por Darren Aronofsky e filmado numa câmera digital, o filme mistura de forma fascinante dança com terror psicológico e garante a beleza da dança com sustos frequentes por conta da plateia levando a história a um ápice há muito não visto no cinema.

Altamente premiado, embora venha deixando a crítica dividida por onde quer que passe, o filme foi indicado a cinco categorias do Oscar: Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Atriz, Melhor Diretor e Melhor Filme.

A Edição é assinada por Andrew Weisblum, que também já assinou os efeitos visuais de Chicago.

A Fotografia é responsável por Matthew Libatique, que já trabalhou nos dois filmes do Homem de Ferro.

Brilhantemente dirigida por Darren Aronofsky (O Lutador, Réquiem por um Sonho), Natalie Portman (V de Vingança) nos apresenta seu melhor trabalho até agora.

Para quem não sabe ainda, o filme acompanha Nina (Portman) ao ser escolhida para ser a Rainha Cisne numa releitura do clássico Lago dos Cisnes por uma companhia de balé americana. Uma garota bondosa no clássico estilo "sou santinha, mas não sou virgem", Nina é apresentada à obrigação de deixar o seu lado "Cisne Negro" aflorar.

O filme também conta com uma série de posteres promocionais incríveis que, ao invés de mostrar as personagens do filme (um número fascinantemente pequeno), mostram como o Cisne Negro toma conta do branco.

São uma verdadeira obra-prima e nos lembram que um bom poster não é colocar todo o elenco lado-a-lado num fundo esfumaçado.

Um desses posteres já foi até eleito como um dos Melhores Posteres da Década aqui no Blurrei.com.




Já bem perto de serem lançados em DVD e Blu-Ray nos Estados Unidos, a arte das edições aposta mais uma vez na diferença entre o Cisne Branco e o Negro. Notem como é interessante a Fox nos passar a ideia que o DVD, mostrando o Cisne Negro, é ruim e o Blu-Ray, com o Cisne Branco, bom.




Fascinante também é a trilha sonora, que encaixa perfeitamente nas cenas do filme e são, por conta própria, uma releitura do balé original (o que atrapalhou a trilha a ser indicada ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original).


O Poster utilizado no Brasil esconde mais o enredo do filme do que os promocionais mostrados acima, revelando apenas o rosto quebrado de Natalie Portman. O filme não possui um tagline (um tipo de slogan para promover o filme) e, pra quem não conhece o Lago dos Cisnes, fica até bem difícil saber do que se trata o filme. Contudo, ainda consegue ser bem bonito.

Se houvesse estreado no Brasil em 2010, Cisne Negro certamente garantiria uma posição de topo na lista de Melhores Filmes de 2010 e é, até agora, o meu favorito ao Oscar.

Confira abaixo o trailer de Cisne Negro e corra já para o cinema mais perto de você. Não deixe de conferir essa incrível beleza cinematográfica!




Fiquem ligados no Blurrei.com para muito mais!


Até a próxima!

Comente!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Blurrei - Blu-Ray, CD, DVD, Livros e muito mais! -